sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

C'est Noel !!!




Fala galerinha da Terra do Verão!

Tudo bem por aí?

Por aqui tudo certo, e a neve começou a cair de vez! O inverno chegou pra valer! Tenho que confessar que é mais trabalhoso dar conta de tudo com a neve, mas é preciso confessar também que tudo fica mais lindo. Os telhados das casas que ficam tão branquinhos, o chão que faz aquele barulhinho quando vc passa, e principalmente a neve caindo. Ahhh, que sensação incrível assistir a neve caindo, principalmente quando vc está dentro de casa, munida das suas meias favoritas (presente da mamãe :)), uma xícara de chocolate quente na mão, um namorado lindo te abraçando e muitos sonhos pela cachola. Eu ouso dizer que a neve é menos violenta que a chuva. Ela é silenciosa e mais delicada, porém seu resultado é mais visível e tangível. Claro que não tô falando das enxentes, e nem tampouco me refiro às tempestades de neve. Não levemos essas observações aos casos extremos, tá bom, crianças? Ah, e tem outra coisa que a neve te permite fazer: olhar pro céu de boca aberta na esperança de "comer" uns floquinhos de neve. Tipo de coisa que as pessoas daqui já não devem fazer mais,né? Mas eu, mesmo depois de tanto tempo em Sheridan (e principalmente depois de TANTA neve), reservo-me (e sempre me reservarei) o direito de fazer essas pequenas besteirinhas que fazem a vida mais legal. E foi numa destas observações que descobri (hoje) algo fantástico. Bom, talvez seja algo óbvio pro resto do mundo,mas enfim... Eu sempre me perguntei de onde vinha a idéia de representar os flocos de neve daquela forma ( http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=snowflake&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi) , cheia de tracinhos interligados que formam uma figura proporcional e lindinha. Hoje (demorei MUITO,eu sei!) eu observei um floquinho desses que caiu no meu casaco, antes dele derreter, pq era muito pequeno e leve. E qual não foi a minha surpresa ao constatar que ele, o floco, na sua infinita pequeneza, tem MESMO aquele formato! Voilà! Entra pro livro das descobertas (científicas) de uma brasileira no exterior! hehe Sério, eu devo ter algum retardamento mental, mas juro que fiquei feliz com a descoberta, e pensando mais uma vez no quanto a natureza é magnífica!!

Enfim, passemos às descobertas mais "consistentes", digamos assim,hehe.

Fim de semana passado tive a sorte de observar e participar de uma manifestação histórica muito legal por aqui. Na verdade foi por lá, na Suíça, em Genebra. Reza a lenda que, durante a noite de 12 de Dezembro de 1602, os franceses ( da região onde eu moro, Haute Savoie) tentaram invadir Genebra, enquanto todos os moradores estavam dormindo, e procurando se proteger do frio do inverno. Os franceses tentaram entrar na cidade escalando seus muros, então o evento ficou conhecido como "Escalade". Durante o conflito, uma cidadã de Genebra jogou, do alto da sua janela, uma panela com água fervendo nos inimigos. A panela tinha um formato específico, e se chamava Marmite. Nela eram feitas as sopas de legumes tradicionais da época. Hoje, a cada dia 12 de Dezembro, os cidadãos de Genebra, orgulhosos, comemoram a vitória sobre os franceses comendo "marmites"de chocolate repletas de leguminhos de marzipã, tomando sopa de legumes, bebendo vinho quente e assistindo a encenações da guerra da época, com tiros de "canhão", cavalaria, e muitos homens caracterizados, portando instrumentos de guerra, etc e tal. A tradição manda cada família quebrar a "Marmite"de chocolate antes de comê-la, enquanto fala uma frase, que é a seguinte: " Qu'ainsi périssent les ennemis de la République! ", ou seja, "Que assim pereçam os inimigos da República". Ainda de acordo com os costumes, a marmita deve ser quebrada em conjunto por duas pessoas, a mais velha e a mais nova da família, o que me parece ser uma boa forma de fazer com que a tradição se preserve, incluindo sempre os membros das novas gerações nos festejos. Legal, né?

As outras novidades por aqui são as seguintes: o menininho da minha casa começou a me dar trabalho. MUITO trabalho! Ele agora faz comigo o que sempre fez com o resto da família : pirraça, malcriação, birra, etc, etc, E etc!! A boa notícia é que, seguindo os conselhos do Léo (obrigada, amor : * ), eu resolvi parar de falar com o guri cada vez que ele faz pirraça. Funciona bem e logo depois ele vem dizendo que vai se comportar agora, etc, etc. Na verdade não é tão simples quanto parece, mas no resumo, tem melhorado a situação sim.

A semana foi bem agitada, cheia de compromissos sociais de fim de ano ( festinhas das escolas das crianças, festinha das minhas escolas, festinha do trabalho dos pais dos babies, etc.). A Virginie não me pareceu tão contente com a festinha da creche não, mas talvez seja culpa dos dentinhos que estão nascendo, ou dos seus 6 meses de vida que a atrapalharam muito na hora de curtir, pular (ela não sabe andar), de cantar (ela também não sabe falar), e posso garantir que dançar também não foi uma tarefa bem sucedida, hehe.

A festinha do Etienne foi diferente. Todos os pais estavam presentes pra admirar suas crias, que dançavam e cantavam animados. A melhor parte, sem dúvida, foi quando eu pude ver o brilho nos olhinhos do Etienne ao me ver lá. Ele procurava uma carinha conhecida na multidão de pais, e acho que ele ficou realmente feliz em saber que ALGUÉM estava alí com ele. Tadinho...deve ser mesmo difícil ter pais que trabalhem o tempo todo.

Bom, pessoinhas, agora finalmente tenho tempo de escrever, pq estou oficialmente DE FÉRIAS!! Iupiiii!! Os pais vão tirar férias, então não precisam de mim por lá. Eles me deixaram à vontade pra sair ou ficar lá com eles, mas eu preferi sair,né? Fico de férias até dia 4 de Janeiro, mas volto lá antes, pq vou passar (um) Natal com eles! Primeiro passo o dia 23 com a família do Léo, depois o dia 24 com os pais da minha "host-mom", 25 (no almoço) com o os pais do meu "host-dad", e depois passo o resto do dia 25 com meu lindo. Ahhh, e mega hiper ultra ansiosa pelo presente MARAVILHOSO que Papai Noel vai me dar esse ano (além dos muitos que já tenho recebido até agora): a visita das minhas primas lindas e do meu primão!!! Ebbaaa!! Tô mesmo contando os dias, feliz da vida! Depois ainda subo a montanha com meu gato! Vamos curtir o inverno e fazer snowbord, ebbaa :D:D. AMO MUITO TUDO ISSO!!!

Bom, apesar de todo esse " bordejo" pelas bandas de cá, não esqueço nunca a minha família maravilhosa aí no Brasil, e nem meus amigos. Acreditem, vcs são insubstituíveis!!! Tô com muuitas saudades!!

Espero voltar a escrever antes do Natal, mas nunca se sabe, né? Então é melhor dizer logo:

DESEJO A VOCÊS UM MEGA FELIZ NATAL, ou "Un joyeux Nöel", com muito amor, paz e a magia e o brilho dos floquinhos de neve!!!

E o resto é neve, e frio, e amor, e felicidade, e coelhinho, e francês, e estudo (mesmo nas férias), e saudade...

Beijooos,

Pollys

4 comentários:

  1. amiga, adorei suas postagens! vc n imagina o quanto me diverti lendo... a história do policial tá impagável!hauhauahuahuaha
    o blog até q dá uma sensação de proximidade maior! :D
    então, Feliz Natal p vc aí! e n deixe de atualizar o blog!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Momento de diversão do dia: ler a atualização do blog de Pollys!!! Muito legal, Paulinha! Se eu não passar por aki até o Natal, Bom Natal para vocês!!! Um beijo enorme, com muita saudade! Au revoir! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, paulinha, adorei o seu blog! É sempre uma alegria falar contigo, e com essa família maravilhosª.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Paulinha, este blog está uma delícia!! Parabéns!! Feliz natal e que o ano novo seja uma continuação de toda essa felicidade que vc vem vivendo. bjuus!

    ResponderExcluir

E vc, acha o quê??? Comente bem aqui!!