sexta-feira, 8 de março de 2013

Da roupa de sofá à limousine, um giro por aí!


Fala, gente bronzeada da minha vida? Tudo certinho?

Eu tô de volta! Eu sei, eu tô cada vez pior, eu prometo e não cumpro,eta pessoa desalmada... e dessa vez eu exagerei: passei muuuito tempo sem escrever, mas eu senti falta de vocês, juro juro!

Da última vez eu tinha começado a trabalhar, tinha viajado com meus primos, etc e tal. Na verdade aceitei esse emprego e esse SIM foi como aceitar um pedido de casamento, pq depois disso entrei num universo paralelo: uma nova empresa, com novos colegas, e numa nova língua .

É muito louco uma experiência sensacional (sem falar que rola até um salarinho no final do mês)! A possibilidade de ver as coisas (e o Marketing) sob outra perspectiva, de conviver com pessoas que estudaram os mesmos conceitos que eu enquanto inseridas num outro contexto, de viver uma outra realidade, onde tudo parece igual mas é muito diferente, tudo isso é fascinante.
Tem que entender as diferenças, mas observar os detalhes é garantia de boas risadas, hehe.

De vez em quando me pego pensando nas diferenças, por exemplo:
Enquanto aí no Brasil ninguém nem olha pro seu prato no restaurante (pelo menos eu nunca fiz isso, de meter a cara no prato do serumano vizinho pra ver o que ele tá comendo, que minha mãe me deu educação!), aqui vc poderá ouvir perguntas loucas do tipo: O que é isso que vc tá comendo? É feito com o quê? E tá gostoso? PELAMORDEDEUS, NÉ?  Dá vontade de responder: “Ei, meu fíi, nunca nem te vi na vida pra ficar te dando explicações culinárias sobre a preparação( E PALADAR!) do meu prato!” Ou então responde à moda Carla Perez pra acabar logo o assunto” : “Que prato é? Deve ser Duralex.”

No trabalho o pessoal almoça junto na sala de reunião, e o último comentário descabido lembro foi de uma menina louca que perguntou a um carinha : “Isso aí que você tá comendo, não tá muito seco não?”. Pelo que eu saiba isso era desculpa de mãe pra entupir nossos pratos de caldinho de feijão (que é cheio de ferro, super forte, ajuda a crescer, etc). Mas a fdp em questão não tinha feijãozinho nenhum pra oferecer ao cara. Era só mesmo um desejo sem noção de se meter na alimentação alheia. Que coisa, né?

                                         Ai, que nojo essa sua comidinha SECA!

 Com o trabalho também funciona mais ou menos assim. A pessoa é apresentada a você ( não importa onde: na balada, na casa de um amigo, num bar, na ponga da mironga do caburetê, enfim), então ela se sente no direito de perguntar : “O que vc faz da vida?” E NADA MAIS INTERESSA!! Depois vêm outras perguntas, mas a principal é essa mesmo, a n1, aquela utilizada em TODAS as conversas com um serumano estranho (gente, eu sei que serumano se escreve assim: ser humano. Mas eu me divirto escrevento coladinho que é pra dar mais calor humano,tá?). Voltando ao assunto, com certeza a outra pessoa não se lembrará do seu nome, se vc é casado ou solteiro (isso ninguém nem pergunta, NUNCA, pq é considerado pessoal demais (Oi?!), ou pq vida familiar não é tão importante. Quem sabe?) mas saberá contar a todo mundo “quem você é”,pq aqui, “quem você é” é equivalente a “com o quê vc trabalha”. Eu acho ridículo. Mesmo! Acho que qualquer pessoa é MUITO MAIS do que um cargo numa empresa. Cada pessoa é um universo de interesses, de expectativas, de opiniões, de assuntos, de situações, de vivências, de tudo!

Eu me recuso a ser uma “Analista de Copywriting e Marketing” que se chama Ana Paula. Eu sou uma Ana Paula (e tb Pollys, Paulinha, Aninha, Pretinha, Ana,etc) cheia das minhas circunstâncias, e que atualmente ocupa o cargo de Analista etc... Mas não pode ser um emprego que me define. É muito limitado se definir assim, né não?

Tudo isso pra dizer que aqui, seu trabalho é sua vida, e ele vem em primeiro lugar! E na Alemanha ainda é pior! Claro que isso é uma percepção minha, mas dá pra “comprovar” minha teoria conversando com estrangeiros que vivem aqui, percebendo a relação das pessoas com o trabalho e até comparando as letras das músicas! Isso aí é f*da, mas é a mais pura verdade! Uma das primiras palavras que vc aprendre quando estuda alemão é “Arbeit”(trabalho). E quando as crianças entram na escola (depois da creche), é um dia super importante na vida delas, das suas famílias e até dos vizinhos! Elas recebem um cone (chamado Schultüte, tradição que vem lá do sécXIX) com vários doces, bonbons, canetinhas, borrachinhas, etc, e elas são responsáveis por cuidar dos seus respectivos cones. Precisa ver o orgulho das crianças por entrarem na escola e serem, a partir deste momento, “grandes”. Os pais fazem festa, todo mundo sai pra comemorar mesmo! Tudo isso pq o pequeno serumaninho começa ali a sua vida de TRABALHO! Cabou brincadeirinha boba na creche, cabou brincar com massinha, cabou vida sem responsabilidade: dali em diante a coisa é séria!

Letra de música na Alemanha não fala de amor, fala “Wir haben noch keine Zeit” ( a gente não tem tempo), e fala de trabalho ( e podem procurar no youtube essa musica se acharem que eu tô mentindo!). E não tô brincando não! Claro que é um exemplo, mas a música reflete direitinho a mentalidade de cada local, se vc parar pra reparar. E pra nós, música de sucesso tem que ter as palavras: Amor, coração e paixão.. Atualmente tb tem : calcinha, bicicletinha,sexo, bundalêle, fugidinha, ai se eu te pego.. Mas tudo bem, a gente produz tanta música de qualidade no nosso país, que nem precisamos nos focar nesse tipo de som. Tem pra todo gosto e é melhor que continue assim mesmo, né?

Enfim, muitos dos meus conceitos foram mudados: algumas das coisas antes essenciais são hoje supérfluas e vice-versa. Seria impossível descrever tudo aqui... O mais legal é entender que não há cultura superior, há sim, em cada cultura, valores muito distintos ! Vou contando mais coisas malucas nos próximos posts.

Pois é, e nessa onda já faz um ano que estou nessa empresa de Marketing direto online, acumulando experiências, desafios, amizades e aprendizado. Acumulo tudo, até uns quilinhos a mais, só o que não consigo mesmo acumular é raiva (ainda bem) e dinheiro (pqp!).

E finalmente, apos um ano de trabalho, consegui umas feriazinhas pra visitar a família no Brasil , aeeeeeeeeeeeeeee \o/ e aproveitei pra mostrar o Carnaval de Salvador pro maridinho J.

                                               Olha a cara de sapeca dessa minha pretinha J

Passamos 15 dias rodando igual baratas tontas (8 aviões no total!), entre Rio, Salvador, Cabuçu e Guarapari. No final das férias, eu consegui a proeza de estar MIL VEZES mais cansada do que antes! MASSSSSS, VALEU A PENA!!!

                                      Primaiada reunida no Rio na nossa chegada. AMO VCS!

Consegui reunir, em menos de 15 dias: o colinho da mamãe, o carinho do papai, os abraços e gargalhadas dos afilhados, o amor dos primos e tios, e os sorrisos de alguns (poucos) amigos verdadeiros. Ah, e sem falar no Carnaval, né? Igual ao de Salvador, não tem!!


           Gabriel e Nûria, meus afilhados lindos JAmo demais! -->


No final das contas a viagem foi maravilhosa! Minha família está crescendo e as novas gerações se mostram tão fofas quanto as anteriores! É realmente muuuito amor na parada!! Muita bagunça, muita farra, muitos reencontros, enfim, muita felicidade mesmo ! Dá até um aperto no peito de vir embora e deixar essa galerona toda aí...mas fazer o quê, né? Minha vida agora é aqui, nessa realidade paralela, com outros problemas, outros desafios, e também outras alegrias.

O desafio agora é achar um curso legal, pq dei uma parada no Alemão pra fazer um Mestrado ou MBA (online). Pois é, tô procurando sarna pra me coçar(e quem procura, acha!)...

E a boa notícia do momento: MAMAE E PAPAI ESTÃO VINDO ME VISITAR!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!! É a melhor notícia do anooo, um sonho!!

É só daqui a 3 meses, mas já tô planejando mil coisas e sonhando com a hora de buscá-los no portal mágico onde eles passarão da realidade deles, pra minha! Aqui, onde tudo é limpo e todo mundo é super educado mas um pouco distante... Onde todos são super pontuais, onde tudo funciona direitinho, onde a violência ainda é algo distante,etc... Onde a primavera chega e traz consigo aquelas roupas liiiinderas anunciadas nas propagandas.

 
Se vc encontra alguém na rua vestido assim, vc tem vontade de dizer:  “Minha filha, deixa de pose sexy, volta pra casa e DEVOLVE o forro do sofá da sua vó, pelamordeDeus, que a velhinha deve estar aflita tentando entender de onde vêm esses buracos no sofazin centenário dela”. Realmente não tá easy pra nobody!

Pior é a mistureba, pq vc vai au shopping e encontra uma graaande comemoração pelo Dia das Mulheres: modelos distribuindo bebidinhas chiques, canapés, oferecendo maquiagem gratuita, sorteando passeios de limousine regados à champagne, e imediatamente de repente vc repara que essas modelos lindas estão usando o quê? Exatamente o que vc tá pensando: a nova coleção “sofá de florzinha da vovó”.

E falando nisso,eu, que fui ao shopping de gaiata no navio, com a intenção de comprar um cafezinho e ler meu livro tranquilamente na praça de alimentação enquanto esperava o marido pra jantar, fui chamada pra fazer um desses passeios de limousine. Pois é, um grupo de amigas ganhou o tal do prêmio e elas precisavam encontrar mais uma pessoa pra completar o grupo e começar a dar voltas pela cidade bebendo champagne dentro da tal da limousine.

E foi assim que tudo aconteceu. A menina me apresentou a todas as suas amigas (que visivelmente tinha ganho uma maquiagem COMPLETA minutos antes). Me senti meio diferente pq né? As tchutchucas todas jovens, limdas e maquiadas = puro glamour, e eu lá, com a minha cara de quem trabalhou o dia inteiro e que trocou de bolsa. O que quer dizer? Quer dizer que a necessaire de maquiagem ficou esquecida na bolsa antiga (Lei de Murphy, sua maldita!), e que eu fiquei como estava, com minha cara de bunda de quem trabalhou o dia inteiro e com aquela maquiagem leve malfeita às 7:00 da matina. PQP. Pois é, mas me diverti assim mesmo. Foi legal e tudo é muito chique dentro da limousine! E só!
Enfim, falávamos da vida nos cantos de cá, né? Pois é, ela tem muuuitos lados bons, e alguns ruins também (como tudo na vida).

Nos próximos capítulos falaremos mais sobre esses assuntos intelectuais, ok? (oi? Intelectu o quê?)

E vocês, o que me contam de novo???

Muitos muitos beijos, pessoas queridas J

2 comentários:

  1. Adorei, Pó! Super queria ter ido te ver em Salvador, fiquei arrasado, mas foi um perrengue beeeem maior do que dá pra explicar aqui... enfim, saudade sempre, e não fique chateada comigo! Quanto a você ser o seu trabalho, olha, SP é igualzinho, viu? As pessoas lembram do seu emprego e do seu bairro, mas nao sabem seu nome. E se vacilar perguntam se seu apto é proprio ou alugado, e ainda quanto vc ta pagando de aluguel... Bom, SP é um país que vc precisa visitar na proxima vez que estiver aqui na America do Sul. E eu preciso te visitar aí ASAP! Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Phiiiiii, muitas saudades de vc e das nossas longas conversas (ou orgias alimentares) regadas a brigadeiro de panela e coca-cola, hehe. Venha mesmo me visitar logo pra gente colocar os assuntos em dia e matar a saudade!! Quanto a ir te visitar no seu pais SP, so se tiver fazendo soooool, hehe.
      Mil beijos, Phiiiiiii

      Excluir

E vc, acha o quê??? Comente bem aqui!!